top of page

O começo

Atualizado: 28 de mai.

Investir no autoconhecimento é um ato de amor próprio, que inicia uma mudança de dentro para fora. Sim, porque pimeiro você olha para dentro, passa a se conhecer profundamente e, em seguida, inicia o processo de desenvolvimento. É claro que, como toda mudança, leva tempo, energia e doi. Sim, vai doer, mas essa dor vai te mostrar a realidade, e se você permitir, te deixar mais forte. 

Isso me faz lembrar como uma pérola é formada. Você sabia que ela é fruto de um processo de defesa que ocorre nas ostras? Quando ela (a ostra) percebe um intruso dentro da concha, ela reage, produz uma substância, incorpora-a ao invasor e cria um material chamado nácar, ou madrepérola. (Nalewicki, Como as ostras fazem pérolas? 2022). Agora pense comigo: imagine se a ostra não estivesse atenta e deixasse o intruso passar despercebido? Ou se ela o visse, mas não tomasse providências? Não teríamos essas belas pedras cintilantes na natureza.

Como as ostras, muitas vezes temos algo dentro de nós que nos incomoda ou nos impede de crescer. Devemos olhar para dentro e estar atentos ao que acontece em nossas mentes. Uma vez que reconhecemos nosso estado atual e passamos pelo desconforto do desenvolvimento, maravilhas acontecem.

A vida ainda vai ser imperfeita de alguma forma, ok? Mas quero dizer que você pode se preparar para enfrentar as situações mais difíceis – começando por reconhecer que, na vida, existem variáveis que podemos controlar e outras que não podemos. E se é algo que não está no seu controle, por que você perderia tempo com isso?

Uau! Muito por hoje.

Quero te ajudar a ser o melhor no que faz, a continuar produzindo mesmo quando não estiver com vontade, descobrir o que te move, cultivar sua autoestima e trabalhar seus objetivos de forma eficaz. Então, se você quer saber como atingir todo o seu potencial, fique atento aos próximos posts.

E para finalizar por hoje, quero trazer algumas proposições:

Cultive a integridade como base de qualquer relacionamento.

Mude primeiro, e veja o que acontece ao seu redor.

Pare de procurar culpados e privilegiados.


Te vejo em breve!


REFERÊNCIAS

Nalewicki, J. (2022, 22 de julho). Como as ostras fazem pérolas? LiveScience. Consultado em 29 de janeiro de 2023 de https://www.livescience.com/32289-how-do-oysters-make-pearls.html 


 
 
 

Comentários


Anelice Marambaia

© 2025 por Anelice Marambaia.

bottom of page